segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Espinafre e seus benefícios

Bom dia!

Ainda em nossa série de legumes e verduras típicos de inverno, hoje vamos falar a respeito do espinafre. Embora não seja uma verdura encontrada apenas nesta estação, o espinafre é uma hortaliça que ganha em sabor e retém mais nutrientes nesta época de tempo seco. Além de ser utilizado em muitas receitas de inverno, o espinafre tem muitas propriedades benéficas para nosso corpo.

A verdura é uma excelente fonte de antioxidantes; rica em fibras que ajudam a diminuir o colesterol e possui alto valor nutritivo. O espinafre é rico em carotenóides — pigmentos das plantas responsáveis pela sua cor verde-escura. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos ajudam a prevenir o câncer de pulmão e da próstata.

Além disso, ele possui alta quantidade de ferro, sendo indicado para pessoas com anemia. O espinafre também é utilizado para combater artrites, diarréias e pressão arterial alta. Fica apenas o alerta de não consumir a verdura em excesso em caso de pessoas com problemas renais. Para você se deliciar e ainda ter uma alimentação saudável ao mesmo tempo, que tal uma sugestão de receita?

Creme de Espinafre

Ingredientes:

1 colher(sopa) de margarina
1 maço de espinafre lavado
1/2 colher(sopa) de farinha de trigo
1 xícara(chá) de leite
sal e pimenta
1 xícara(chá) de queijo ralado
2 colheres(sopa) de creme de leite

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga, coloque o espinafre e depois a farinha. Mexa bastante até a farinha não aparecer e prossiga, adicionando o leite. Quando o caldo começar a engrossar, tempere com sal, pimenta, queijo ralado e creme de leite. Misture e apague o fogo.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...