terça-feira, 3 de julho de 2012

A importância da terapia manual em pessoas com mielomeningocele


Bom dia!

Já falamos aqui sobre o tratamento fisioterapêutico para problemas no sistema urológico causados pela mielomeningocele. E entre as técnicas utilizadas está a terapia manual.

Ela utiliza procedimentos como massagem de tecidos moles, facilitação neuromuscular proprioceptiva (uma filosofia que tem como base o conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem um potencial ainda não explorado) para melhora da força, coordenação, flexibilidade, estabilização segmentar (que consiste em deixar um segmento do corpo, como a coluna, estável), dentre outros.

Existem técnicas que são muito utilizadas na reabilitação do assoalho pélvico em crianças portadoras de mielomeningocele. Vamos a elas:

- Rolinho: trata-se da elevação do tecido subcutâneo, com o polegar e o dedo médio movendo todo o tecido contra a fáscia (que envolve os músculos, separando cada um em compartimentos).

- Traço: Com a polpa dos dedos, move-se a pela sobre as estruturas subjacentes, criando tração com manobras curtas e firmes no tecido conjuntivo e nas inserções musculares.

- Massagem ao redor do ânus: é o ato de massagear toda volta do ânus de baixo para cima com o dedo indicador.

- Tração mais contração do períneo: o dedo médio do fisioterapeuta repousa sobre o ânus e com comando verbal este solicita o afastamento do seu dedo pelo paciente e depois pede para que o mesmo contraia o períneo.

- Escovação: com uma escova pequena e macia de uso individual, escovar em volta do ânus e solicitar a contração do períneo.

- Massagem cicatricial: massagear com o dedo indicador de baixo para cima e de fora para dentro, um lado e depois o outro.

Vamos continuar tratando da mielomeningocele, seus problemas e as principais formas de tratamento que a fisioterapia apresenta para combatê-los nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...