quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gordura nos alimentos afeta paladar

De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Nottighan (Reino Unido), em parceria com a Unilever, que durou três anos, a gordura nos alimentos reduz a atividades de diversas áreas cerebrais ligadas à percepção do gosto e aroma e também ao sistema de recompensa.

Para chegar a esta conclusão o estudo usou imagens de ressonância magnética a fim de observar as mudanças ocorridas nos cérebro de participantes ao consumirem produtos com ou sem gordura.

A dinâmica do estudo aconteceu da seguinte forma: enquanto seus cérebros eram mapeados, os participantes experimentaram quatro emulsões de frutas que tinha a mesma consistência e doçura, sendo que uma delas não continha gordura enquanto as outras três possuíam diferentes proporções de gorduras em sabores variados. A conclusão foi de que as áreas cerebrais responsáveis pela percepção do saber são muito menos ativdas pelas emulsões gordurosas.
Foto: Portal Boa Forma

Esses dados, de acordo com o site a universidade, são de interesse da indústria de alimento, servindo de base para que ela descubra meios de produzir alimentos com menos gorduras sem prejudicar o sabor e a satisfação.

De acordo com os pesquisadores ainda falta descobrir porque as emulsões de gordura bloquearam a ativação das regiões do cérebro ligadas ao processamento do saber e ao sistema de recompensa e quais implicações desse efeito nas sensações de fome, saciedade e recompensa, lembrando que, a maior ativação dessas áreas não necessariamente resulta em uma maior percepção de recompensa.

De qualquer forma, vale lembrar que o consumo de alimentos saudáveis e naturais é sempre melhor para saúde do que os alimentos industrializados. “Os alimentos naturais e uma dieta equilibrada sempre são melhores do que o consumo de alimentos industrializados. Lembrando que, independente de pesquisas ou não, o ideal é que você consulte um nutricionista para definir que tipo de dieta se adequa mais às suas necessidades”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...