quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fisioterapia respiratória beneficia não apenas os pulmões

Aliada ao tratamento medicamentoso, a fisioterapia exerce fundamental importância no processo de recuperação e tratamento do paciente que sofre por problemas respiratórios, como insuficência respiratória, asma, bronquite, pneumonia, entre outros.

As atividades são sempre executadas com o objetivo de eliminar as secreções das vias respiratórias, aumentando, assim, a capacidade de ventilação dos pulmões. Para isso, podem ser feitos através de exercícios manuais ou com a ajuda de aparelhos que mobilizam a secreção.

O fisioterapeuta pode atuar também na UTI, mesmo em casos em que o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos, para ajudar a manter suas funções respiratórias.

Além disso, um estudo divulgado pela Unicamp mostra que a fisioterapia respiratória também benficia pacientes que passaram por cirurgias cardíacas. Ainda, de acordo com a pesquisa, o ideal é que sejam feitas sessões preventivas, para que gere um efeito ainda mais positivo sobre o resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...