terça-feira, 10 de julho de 2012

A fisioterapia no tratamento da incontinência urinária

Bom dia!

Hoje vamos falar de um problema que afeta 10% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde: a incontinência urinária. O termo parece complicado, mas é conhecido popularmente como perda involuntária de urina. Estima-se que 30% a 60% das mulheres no período pós-menopausa possam ter incontinência urinária, que se manifesta em vários graus:

Incontinência urinária de esforço: perda involuntária de urina em esforços como tossir, espirrar ou levantar peso.

Urge-incontinência: a urgência em urinar leva a perda do controle miccional.

Incontinência paradoxal: o paciente não consegue eliminar toda urina da bexiga, causando sensação de gotejamento após a micção.

Bexiga nervosa: o ato de suprimir o desejo de urinar causa uma contração involuntária no músculo da bexiga, fazendo com que a urina escape.

Algumas das causas deste problema são: tabagismo, sedentarismo, diabetes, uso de diuréticos, cirurgias da próstata, doenças pulmonares e neurológicas.

A fisioterapia uroginecológica é um dos tratamentos mais indicados para este tipo de caso e pode ser realizada em pessoas de todas as idades e ambos os sexos. O principal objetivo do tratamento é fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Isso é feito através de exercícios feitos no biofeedback, aparelho utilizado nas terapias do Nutri&Fisio. Nesta prática, a pessoa realiza exercícios rastreados por um aparelho, que depois fornece gráficos que apontam se o exercício está sendo feito da maneira correta.

Vale lembrar que a avaliação inicial é necessária para que a programação do tratamento seja adequada às necessidades de cada paciente. Outros recursos que podem ser utilizados são:

- Cinesioterapia: tratamento através de exercícios para aumento da força e elasticidade muscular.

- Cones vaginais (para mulheres): pesos graduados, de forma e volumes iguais, que são inseridos na vagina. A paciente faz uma contração resistida para não deixá-los escapar, aumento a força muscular na região do períneo.

- Eletroestimulação: através de correntes elétricas, são realizadas contrações repetidas dos músculos do períneo.

É necessário procurar ajuda médica ao menor sinal dos sintomas para que o diagnóstico seja realizado o quanto antes. Quando a incontinência é moderada, a fisioterapia é considerada suficiente. No entanto, existem situações mais graves que requerem cirurgia. Nestes casos, o tratamento fisioterapêutico é indicado tanto na fase pré quanto na pós-operatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...