quarta-feira, 25 de julho de 2012

A eletroestimulação em pacientes com mielomeningocele

A eletroestimulação é uma técnica que começou a ser empregada a partir de 1952 e visa promover o reforço da musculatura pélvica, aumento do tônus da uretra e a vascularização da região, além da inibição reflexa das contrações vesicais eletricamente induzidas por meio de eletrodos extracavitários perivaginal ou perianal, a partir do momento em que a criança entenda e aceite o processo que envolve a eletroestimulação.

“Nossa experiência mostra que o melhor eletrodo utilizado é o autoadesivo de 32mm, mas ressaltamos que para que o resultados serem obtidos é fundamental que existam fibras nervosas íntegras ou parcialmente viáveis”, afirma o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio, especializada neste tipo de tratamento.

Ele explica que a eletroestimulação segue o s seguintes parâmetros elétricos:
Frequência: varia de acordo com os sintomas, de 50 a 100 Hz para aumentar o tônus do assoalho pélvico, enquanto que os reflexos inibitório do detrusor são obtidos com frequências entre 4 e 20 Hz
Intensidade da corrente: varia de acordo com a sensibilidade do paciente.
Largura de pulso: 0,15 a 0,5 ms.
Tempo: 20 a 30 minutos.

Vale ressaltar que essa terapia visa proporcionar à criança com mielogmeningocele uma boa qualidade de vida, sendo que as terapias utilizadas no tratamento dela dependerão muito do grão da lesão desta criança.

Um comentário:

  1. Olá!
    Estou reabilitando uma pcte com escoliose grave (40 graus), seqüela de Mielomeningocele. Reabilitação realizada através da RPGSouchard, 1x semanal e já conseguimos (eu e a pcte) uma excelente melhora fotográfica, além da melhora do controle esfincteriano (sem nem ter atuado diretamente). Ou seja, estou, através da RPGSouchard, reabilitando a Paciente e não uma seqüela!

    Grata,
    Gabriela Nader.

    Obs: fotos da pcte em: www.consultoriodefisioespecializada.blogspot.com e www.facebook/consultoriofisioespecializada.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...