terça-feira, 19 de junho de 2012

Identificando a escoliose

Bom dia, amigos!

No nosso blog já falamos um pouco sobre o tratamento da escoliose com o RPG (Reeducação Postural Global), uma das especialidades do Nutri&Fisio. Além do RPG, existem outras terapias que podem tratar esse problema, mas hoje não vamos falar sobre o tratamento, mas sim sobre como identificá-la. Para isso, confira algumas dicas de Mariana Piacentini, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

Ela explica que para identificar a escoliose o primeiro passo é observar a pessoa em pé por detrás. “Desse jeito podemos perceber se a coluna está reta ou não. Caso não esteja, é possível que a pessoa tenha uma escoliose ou outro problema que necessite de correção”, diz Mariana.

Na mesma posição, peça ainda que a pessoa se incline para a frente e observe os seguintes itens:
- Se as costelas estão de nível ou se um dos lados está mais elevado que o outro
- Se um ombro ou área do ombro está mais elevado que o outro
- Se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro;

Além disso, outros sinais podem indicar que há algo errado, como uma perna mais curta que a outra (ou a impressão de que uma perna está mais curta que a outra) a postura errada tanto ao sentar quanto em pé, na qual a pessoa sempre pende para o mesmo lado.

Mariana explica que, em crianças, geralmente que percebe que há algum tipo de problema na coluna, são os pais ou professores. “Percebendo que algo está errado, os pais devem encaminhar a criança para o médico ou ortopedista para identificar corretamente o problema e definir um tratamento de acordo com o prognóstico”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...