sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dicas do Nutri&Fisio: Salto alto em excesso traz riscos a saúde da mulher

Bom dia!
Mais um final de semana chegou e você, mulher, já está se preparando para colocar aquele salto alto para arrasar nas festas? Para muitas mulheres, salto alto é essencial para sair à noite ou até ficar mais bonita.

No entanto, a utilização de sapatos deste tipo é prejudicial para a saúde da mulher. Pesquisas apontam que usar salto todo dia aumenta o risco de lesões e outros problemas mais graves. Veja os principais males trazidos pelo uso excessivo:

- Aumento da lordose lombar;
- Sobrecarga nos joelhos, provocando lesões;
- Torção no calcanhar;
- Encurtamento da musculatura posterior da perna, causando estiramento e outras lesões quando não se está usando salto;
- Joanetes.

Por isso, é necessário saber usar o salto alto corretamente. De acordo com o fisioterapeuta do Nutri&Fisio Thiago Guimarães Barrientos, utilizar um sapato adequado à forma do pé e a constituição física da pessoa ajuda a diminuir as dores no pé.

Além disso, é importante evitar os saltos finos, principalmente os com mais de oito centímetros. O valor recomendado é de no máximo cinco centímetros. Saltos do tipo plataforma também evitam as dores no joelho, pois são uniformes e distribuem melhor o peso do corpo.

Lembre-se: quanto mais alto for o calçado, maior será o peso que seus pés terão de suportar e maior o risco de lesões. Use com moderação e evite acidentes.

Gostou das dicas? Comente em nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...