quinta-feira, 28 de junho de 2012

Alimentos industrializados: cuidado na dose de açúcar

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que a ingestão de açúcar refinado não pode ultrapassar 10% do consumo diário total de calorias. Muitas pessoas levam uma rotina agitada e acabam não tendo tempo para preparar seus alimentos, optando desta maneira por produtos industrializados e que já vêm prontos para consumir.

No entanto, essa prática pode ser nociva a saúde caso o consumidor não preste atenção nos limites de açúcar com relação à média de calorias ingeridas por dia. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, feito na capital paulista, revelou que 70% dos entrevistados consomem açúcar além do limite diário.

A pesquisa também revelou que os produtos industrializados foram os maiores responsáveis pelo resultado. A quantidade ideal para uma dieta de 2000 calorias diárias é de uma colher de sopa de açúcar (baseado na pirâmide alimentar), mas muitos dos produtos industrializados extrapolam esta quantidade.

É o caso dos refrigerantes. Em apenas uma lata se encontram duas colheres de sopa, o equivalente a metade da quantidade recomendada para uma dieta de 2000 calorias. Para que você não passe dos limites, preparamos uma pequena tabela com os principais produtos industrializados e a quantidade de açúcar em cada um deles, lembrando que o limite é de quatro colheres de sopa para 2000 calorias diárias:

1 colher de sopa de achocolatado = 1 colher de sopa de açúcar
1 bala de caramelo = 1 colher de sopa de açúcar
1 fatia de bolo pronto = 1 colher de sopa de açúcar
1 lata de 350ml de refrigerante cola = 2 colheres de sopa de açúcar
1 copo de suco industrializado = 2 colheres de sopa de açúcar

Portanto, é necessário ter muita atenção a composição dos alimentos e como sempre, procurar um nutricionista para ter uma alimentação mais balanceada e saudável e adequada às necessidades do seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...