segunda-feira, 9 de abril de 2012

O prós e os contras do chocolate

Bom dia!

A Páscoa passou e você ganhou um monte de chocolate, não é mesmo? É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre esse alimento.
Foto: Globo Mídia

O chocolate é um produto obtido a partir do cacau, fruto do cacaueiro, produzido em larga escala no Brasil. Inicialmente ele foi utilizado como bebida, feita da mistura do cacau torrado com água. Apenas em meados do século XVIII é que os franceses desenvolveram o chocolate com uma consistência sólida, mas mais pastosa que a atual, e em 1910 a barra de chocolate começou a ser vendida.

Há vários tipos de chocolate: ao leite, amargo, branco, em pó, achocolatado e para cobertura. Cada tem seu processo específico de fabricação e também seu valor nutricional, conforme a tabela abaixo.

Tabela: Valores Nutricionais em 100 gramas de chocolate
Fonte: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional


Entre os prós do chocolate está seu efeito estimulante que deve-se ao fato de possuir duas substâncias: a teobromina, que estimula o sistema muscular; e a cafeína, que estimula o sistema nervoso central; na proporção de 10 para 1, respectivamente.

Além disso, o chocolate estimula a produção de fentelamina no corpo, que causa uma sensação de extremo bem estar ao ser ingerida, pois é precursora da serotonina.

Foto: Canto da Paz
O chocolate também possui efeito antioxidante devido à presença de polifenóis em sua composição. A quantidade de antioxidantes polifenóis do chocolate amargo é maior que a do cacau e do chocolate ao leite. Sendo assim o chocolate amargo possui maior capacidade de prevenir a oxidação das lipoproteínas.

Entretanto, essa delícia também tem os seu lado negativo.

O chocolate é rico em calorias e gorduras. O tipo “diet”, por exemplo, costuma apresentar mais gorduras do que os chocolates convencionais, tornando-se mais calórico.

Além disso, ele pode causar cáries, tirar o apetite para comidas mais saudáveis, desencadear a enxaqueca em pessoas propensas a ela, o alcaçuz pode elevar a pressão arterial em algumas pessoas e outras podem desenvolver algum tipo de alergia ao alimento ou até mesmo apresentar mal funcionamento dos intestinos.

Vale ressaltar que, além de ser consumido com moderação, é extremamente importante realizar refeições contendo todos os grupos de alimentos. Por isso, pode comer chocolate, mas não se esqueça de manter uma boa alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...