segunda-feira, 16 de abril de 2012

A importância das fibras na alimentação

As fibras são essenciais na dieta, pois promovem efeitos fisiológicos benéficos que incluem a melhora do funcionamento intestinal e atenuação do colesterol e do açúcar no sangue. Além disso, aumentam o volume de evacuações, regulam o tempo da digestão e diminuem a pressão intestinal.
Foto: UOL

Elas podem ser encontradas em alimentos de consumo diário como frutas, legumes, feijões e, principalmente, grãos integrais. Para manter as fibras dos alimentos, prefira os naturais e integrais, pois o processo de descascar peles, fazer purês de legumes e espremer frutas, faz com que as fibras sejam perdidas.

Os temperos também são importantes e não somente pelo sabor, pois também são fibras e podem substituir a gordura e o sal. Conhecer os valores nutritivos e as propriedades de cada produto é fundamental para garantir benefícios ao organismo.

Há dois tipos de fibras nos alimentos: as insolúveis e as solúveis. As insolúveis são encontradas no farelo de trigo, que agem na função intestinal permitindo que o intestino seja regulado e prevenindo o câncer de cólon. Já as fibras solúveis, encontradas em feijões, legumes, trigo e aveia; ajudam a baixar o colesterol do sangue e previnem doenças do coração.

Os nutricionistas recomendam uma ingestão de pelo menos 30 gramas de fibra ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...