terça-feira, 17 de abril de 2012

A fisioterapia para crianças especiais

O tratamento fisioterapêutico de crianças é uma tarefa desafiadora, porém bastante recompensadora. Nesta área, a prática requer conhecimento das diferenças que existem entre crianças e adultos. A compreensão de todos os aspectos envolvidos nos distúrbios neonatais e pediátricos pode auxiliar o fisioterapeuta a fornecer um tratamento de qualidade.

O principal objetivo do tratamento de uma criança é melhorar a capacidade funcional e a qualidade do movimento através da alteração dos sintomas apresentados. “Cada criança é única e possui a sua particularidade. Por isso, o tratamento sempre deverá ser diferenciado mesmo que a doença for a mesma, pois cada um reage de uma maneira diferente”, afirma Audrei Fornutato Miquelote, fisiterapeuta do Nutri&Fisio e especialista em fisioterapia neonatal .
Foto: Aril

O tratamento de uma criança com disfunções neurológicas deve ser desenvolvido de acordo com suas necessidades. Durante as sessões, todo o esforço deve ser feito para que a criança dê passos além das próprias limitações. Os desafios propostos durante o programa de reabilitação devem estar igualmente compatíveis com as habilidades do paciente. Se a capacidade da criança satisfaz o desafio, as sessões de fisioterapia tornam-se mais estimulantes e produtivas.

O acompanhamento da melhora da criança através da fisioterapia neurológica é fundamental, pois só é possível verificar a evolução do procedimento a partir das reações que ela demonstra. “Esse acompanhamento será pelo resto da vida, pois a fisioterapia trata a deficiência, mas a origem do problema é neurológica. E esta causa não conseguimos tratar”, afirma Audrei.

E atenção, pais! A fisioterapeuta do Nutri&Fisio lembra que o papel dos pais é essencial no desenvolvimento das potencialidades da criança. “O estímulo dos pais é fundamental nesse processo. Por isso, sempre recomendamos que eles deixem a criança solta, estimulando ela a desenvolver a parte motora e explicando o porquê ela está fazendo estes exercícios”, diz.

Com cuidado médico adequado, fisioterapia para melhorar as habilidades e com o apoio de pessoas que a amam, o tratamento da criança com problemas neurológicos se torna mais simples e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...