terça-feira, 10 de abril de 2012

Como anda sua coluna?

A coluna vertebral, eixo central do corpo, é exigida em quase todos os nossos movimentos, além de funcionar como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para protegê-la ao longo do dia.

Confira algumas dicas de postura para que você não sofra com dores na coluna:


Ao deitar-se
Imagem: Tudo Link

Recomenda-se que a pessoa deite de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas. Quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça. Evite também dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, esta posição dificulta a respiração.

O ideal é que cada pessoa utilize um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com seu o peso e a altura. Já o travesseiro não deve ser muito fino e nem muito macio para não alterar a curvatura da coluna, o ideal é que seja da altura entre cabeça e ombro.


Ao levantar-se
Para levantar, primeiro vire-se de lado. Em seguida, apoie-se nos braços, levando as pernas para fora da cama.


Ao ficar em pé
Contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente. Esta técnica também pode ser utilizada quando quiser aliviar dores. Ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre algum objeto.

Foto: Blog Cuide da Sua Coluna


No trabalho

Ao trabalhar em frente a uma mesa ou digitando no computador, mantenha as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira. Evite também cruzar as pernas. Procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando.


Ao dirigir
É importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto, especialmente quando for dirigir por horas seguidas.


Ao caminhar

Foto: Blog Caminhar a pé
Ao caminhar, não carregue mochilas ou sacolas com o peso em um lado só. A mochila dever ser apoiada nos dois ombros e o peso das sacolas deve ser dividido entre as duas mãos.

A cabeça deve estar centrada nos ombros e o olhar deve focalizar o horizonte, em linha reta, sendo que o queixo e a cabeça acompanham o olhar.

Os ombros devem estar relaxados e o tórax deve ficar em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás. Já os braços devem estar para baixo, levemente dobrados, e o balanço deve ser natural e suave.

Para proteger a coluna, o abdome deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.


Os quadris devem ser movidos de forma natural, acompanhando o movimento das pernas para a frente e para trás. 

Em casa
Nas atividades domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado e ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.


A consulta com o fisioterapeuta também pode ajudá-lo a prevenir problemas em sua coluna, por isso, agende sua visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...