quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bulimia nervosa: causas e tratamento

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos seguidos por métodos compensatórios (vômitos induzidos, uso de laxantes e prática de exercícios extenuantes) e jejum, gerados pelo medo exagerado de engordar. De acordo com os médicos este distúrbio é mais difícil de ser identificado pelo fato de que, ao contrário da anorexia nervosa, a bulimia não necessariamente acarreta na perda de peso.

A doença é causada pela mistura de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Nesse sentido, a ênfase na aparência física perfeita exerce um papel importante. Além disso, problemas familiares, baixa autoestima e conflitos de identidade são fatores que ajudam no desenvolvimento desse quadro.

Foto: www.cabuloso.xpg.com.br
A bulimia nervosa acomete adolescentes um pouco mais velhas, na faixa dos 17 anos, sendo que as pessoas que sofrem deste distúrbio têm vergonha de seus sintomas, o que as levam evitar comer em público e frequentar lugares como praias e piscinas. À medida que a doença se desenvolve, a pessoa passa a ter um interesse obsessivo por assuntos relacionados à comida, peso e forma física.

O tratamento consiste em uma abordagem multidisciplinar que inclui a psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e acompanhamento nutricional, que visa estabelecer um hábito alimentar mais saudável eliminando o ciclo “compulsão alimentar - mecanismo de compensação – jejum”. As técnicas cognitivo-comportamentais e o uso de antidepressivos têm se mostrado eficazes no controle dos episódios bulímicos. Vale lembrar que a família desempenha um papel muito importante na recuperação do paciente.

Por fim, é importante ressaltar que a diminuição na ênfase ao corpo perfeito, tanto no aspecto cultural quanto no familiar, pode contribuir na redução destes casos. “O erro mais comum de pessoas que vêm ao consultório é eliminar da dieta alimentos essenciais ao organismo porque leram em algum lugar que o alimento engorda ou até mesmo causa doenças, quando na verdade o mais importante é uma dieta equilibrada feita com a orientação de um nutricionista”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...