sexta-feira, 20 de abril de 2012

A alimentação durante o tratamento do câncer

Todos nós devemos ter uma alimentação saudável para uma vida melhor, isso nós já sabemos.

Mas será que levamos nossa saúde a sério?

Enquanto não estamos doentes, temos a certeza de que estamos bem. Mas quando de repente, algo no organismo está errado, começamos a nos preocupar.

Hoje, vamos falar da alimentação para pacientes oncológicos, que merece um cuidado redobrado devido aos efeitos que o tratamento de câncer causa no organismo. E um desses efeitos é falta de apetite. Por isso, a maior preocupação da pessoa deve ser com as refeições.

Foto: blog vidasaudavel
“O ideal é comer de três em três horas e não apenas quando a fome chegar”, comenta Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio. Além disso, as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) devem ser reforçadas, o que não significa que a pessoa deva comer mais, e sim, melhor.


Na maioria dos casos, recomenda-se que os líquidos sejam evitados durante as grandes refeições, evitando a saciedade precoce e demora na digestão.

A quimioterapia também pode provocar a perca de peso em grande parte dos casos. Para mantê-lo, coma o que estiver com vontade e utilize suplementos orais e enterais (por meio de sondas), caso seja recomendado pelo médico ou nutricionista. Comidas saborosas, atraentes e a diversificação do cardápio ajudam na recuperação. Além disso, a prática de atividades físicas leves pode ser indicada pelo médico, mas deve ser acompanhada por um fisioterapeuta experiente!

Evite gorduras, frituras, bebidas artificiais, açúcar, sucos cítricos e comer fora de casa durante o tratamento. Prefira os alimentos convencionais, dos vários grupos, evitando que tabus e mitos possam prejudicar o seu tratamento.

Cuidado com a desidratação!! Não se esqueça de que a água é um elemento fundamental no nosso organismo.

Mantenha contato com os profissionais da área da saúde para o controle de medicamentos e balanceamento da alimentação. “Lembramos que em qualquer fase do tratamento o cuidado nutricional é essencial. Por isso, recomendamos que a pessoa procure a orientação de um nutricionista experiente, pois é muito importante que ele mantenha um estado nutricional adequado, evitando a interrupção do tratamento”, finaliza Maria Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...