quinta-feira, 1 de março de 2012

Uma inflamação perigosa

Bom dia! 

Hoje vamos falar de uma doença que atinge 40% da população mundial: a gastrite.

Foto: Grupo Escolar
O estômago, assim como outros órgãos, é extremamente importante para o funcionamento do nosso corpo. Sem ele não seria possível o processo de digestão dos alimentos que consumimos.

A gastrite nada mais é do que uma inflamação do tecido de revestimento do estômago: a mucosa gástrica. As principais causas da doença são: a bactéria Helicobacter pylori (a gastrite não surge pela bactéria, mas sim pela substância que ela produz; o uso constante da aspirina, que reduz a proteção gástrica; e álcool quando consumido em grande quantidade e longos períodos.

O tratamento dessa patologia é direcionado para cada causa e uso de medicamentos é a principal saída para sanar os incômodos como queimação, estufamento, náuseas, vômitos, saciedade precoce e em casos mais extremos úlceras gástricas hemorrágicas.

Se você quer ficar longe dessa doença confira algumas dicas:

- Consuma bebidas alcoólicas com moderação.

- Mantenha sempre uma boa higiene pessoal principalmente com os alimentos.

- Evite os fast-foods.

- Livre-se de gordura, frituras e doces concentrados

- Alimente-se com calma, isso facilita a digestão

Seguir essas dicas é fundamental para proteger a sua saúde e evitar que a gastrite evolua, o que é comum quando o tratamento não é realizado da forma correta.

É importante lembrar que a gastrite não é a mesma coisa que úlcera, uma remete a inflamação do estômago e a outra a diminuição das camadas protetoras do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...