terça-feira, 20 de março de 2012

Tratando a escoliose através do RPG

A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral em que a coluna se torce não somente para os lados, como também para frente e para trás. Ela nada mais é do que um desvio permanente seja no plano de fundo frontal ou horizontal.


Essa enfermidade provoca a alteração do tórax e da bacia. Em casos mais graves o problema determina uma deformidade e com o aparecimento de uma saliência costal, a gibosidade (corcunda).

Foto: Mais Notícias
Segundo a fisioterapeuta Mariana Piacentini, o tratamento da escoliose leva em consideração a idade do paciente, a flexibilidade e na gravidade do problema. “Para a correção postural é necessário um tratamento conservador, que inclui fisioterapia e utilização de coletes e até o tratamento cirúrgico”, explica.

É neste momento que o RPG (Reeducação Postural Global) entra em ação, corrigindo ou minimizando a escoliose através da identificação da causa do problema. A reeducação é indicada para pacientes que possuem uma deformidade leve (curva flexível de desvio inferior a 40º).

Assim como diversas especialidades da fisioterapia é necessária uma avaliação anterior ao início do tratamento. “Este tipo de avaliação é fundamental, pois verificamos se a atitude ou postura do indivíduo é normal, quando examinado de frente de costas ou de perfil”, diz Mariana.

A função do RPG é reabilitar todo o sistema muscular, readquirindo uma postura adequada e movimentos naturais que exigem o mínimo de esforço muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...