sexta-feira, 16 de março de 2012

A terapia com biofeedback na urologia

O biofeedback é um aparelho com eletrodos que se comunica com um software que é instalado no computador, o que permite ao paciente receber informações em tempo real sobre seus processos corporais.

Sequência de 10 contrações curtas do períneo
Uma das patologias que são tratadas através do biofeedback é a incontinência urinária (perda involuntária de urina). Situado abaixo da região do abdômen, o assoalho pélvico é um conjunto de músculos que dá sustentação a alguns órgãos, como a bexiga. Se essa musculatura não está fortalecida o bastante, ocorre o desenvolvimento do problema.

O processo de tratamento ocorre da seguinte forma: o eletrodo é colocado no abdômen e na região do períneo (conjunto de músculos ligados entre a região do reto), Após isso é feita uma avaliação e são realizados exercícios de contração do períneo. “Neste processo, avaliamos  se o paciente está ou não utilizando a musculatura do abdômen para realizar a contração”, diz o Prof . Dr. e fisioterapeuta do Nutri&Fisio Carlos Fornasari. 

É importante lembrar que para o sucesso dos exercícios realizados, é necessário que o paciente tenha uma modificação de hábitos e comportamentos levando a uma reorganização do seu dia-a-dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...