segunda-feira, 12 de março de 2012

Proteína: um nutriente indispensável

A proteína assim como outros nutrientes, é fundamental para complementar a alimentação sem ela o corpo vai à falência.

Obtidas através dos alimentos, as proteínas possuem diversas funções no organismo participando da reparação do tecido corporal, formação de enzimas, anticorpos, no transporte de triglicérides, colesterol e vitaminas pelo corpo. Além disso, elas oferecem um elemento fundamental, a energia.

Foto: Murall
Deixar de consumir esse nutriente, pode causar um alvoroço no organismo.

Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio estão na composição da proteína e a mistura desses “ingredientes” mantém o desempenho do nosso corpo.

O colágeno e a queratina são proteínas naturais e já estão presentes no nosso corpo. Na alimentação os vegetais, por exemplo,produzem o nutriente a partir do nitrogênio( encontrado em substâncias presentes no solo) e as leguminosas extraem o gás do ar atmosférico com a ajuda de bactérias presentes em suas raízes diferente dos animais que possuem, estruturas necessárias para a formação de proteínas, a partir de outros alimentos.

Se você já ouviu falar em aminoácidos saiba que quando ingeridas, as proteínas são quebradas em pequenas estruturas que levam esse nome e junto ao organismo formam outras proteínas (enzimas, hormônios, hemoglobinas, vitaminas, entre outras).

Treonina, triptofano, histidina, lisina, leucina, isoleucina, metionina, valina, fenilalanina são aminoácidos produzidos pelo organismo, porém, em quantidade insuficiente, por isso precisam ser obtidos através de alimentos como carnes, leite, abacate, abóbora, feijão e soja.


Gostou da matéria? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...