quarta-feira, 14 de março de 2012

Os benefícios do peixe contra os pólipos em mulheres

Um estudo publicado na versão on-line do “The American Journal of Clinical Nutrition”, associou o consumo de ácidos graxos ômega 3, encontrados nos peixes, à redução do risco do desenvolvimento do pólipo de cólon,entre as mulheres. Porém para pólipos hiperplásicos e entre os homens, o efeito não foi o mesmo.

“Os peixes que possuem 0 Ômega 3 são os de água fria como a cavalinha, a sardinha e o salmão”,diz a nutricionista Maria Aparecida de Mello Gurgel, do Nutri&Fisio.

Foto:Nutrição Online
Para realizar a pesquisa os cientistas recrutaram 5.307 pacientes de colonoscopia, de dois hospitais do estado do Tennessee (EUA), durante um período de sete anos. A análise contou com 2.141 pacientes com pólipos e 3.166 sem.

Assim, os pesquisadores descobriram que as mulheres que tinham o hábito de consumir três ou mais porções de peixe por semana, tinham 33% de chance a menos do que as que não consumiam o alimento, de desenvolver pólipos adenomatosos (um tipo que pode se tornar canceroso).

Segundo Maria Aparecida, vale um alerta na hora de adquirir o hábito de consumir o alimento. “Ainda é baixo o consumo de peixes no Brasil, e suplementos de óleo de peixe devem ser feitos após uma avaliação criteriosa do médico ou nutricionista”, comenta.

O pólipo de cólon é um crescimento anormal que surge na mucosa (camada de revestimento interno de alguns órgãos do corpo humano) do intestino grosso (cólon e reto). A enfermidade pode se desenvolver em qualquer idade e pode existir sem apresentar qualquer sintoma por muito tempo. O tratamento leva em conta diversos fatores, como a existência de um ou mais pólipos levando o paciente à cirurgia para a retirada do pólipo ou até mesmo o intestino delgado, o que não impede o paciente de viver em condições satisfatórias.

2 comentários:

  1. Olá Nutrifisio!!! Que bom que gostou do meu blog e está seguindo. Sempre que tiver sugestão de algo que queira ver por lá, é só pedir. Já estou seguindo o seu também.
    Posso fazer um post no blog indicando o seu, tudo bem?!
    Sucesso pra vocês! Um grande bj e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Claro é sempre bom trocar experiências.Se quiser saber sobre algum assunto por aqui, é só falar!
      Pode fazer o post sim, seria muito bom!
      Sucesso para você também!
      Um abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...