quarta-feira, 7 de março de 2012

O efeito da terapia manual após a prática de exercícios

Uma pesquisa publicada na revista médica americana "Science Translational Medicine" e  realizada pela  Universidade McMaster, no Canadá, constatou que o efeito da massagem contra a dor é similar ao medicamento analgésico.

Um grupo de 11 pessoas foram submetidos à biópsia dos músculos e, após a pratica de exercícios físicos, recebeu massagens realizadas por profissionais.

Após dez minutos de massagem, os sinais de inflamação foram reduzidos, constatando-se que a massagem terapêutica tem grande efeito e gera melhora na recuperação dos danos musculares. Essa especialidade pode reduzir até mesmo, o índice de uma lesão patológica como o estiramento do músculo.

O objetivo inicial do estudo, que testou o músculo das pernas de voluntários com exercícios exaustivos, era investigar se a massagem teria o mesmo efeito em pessoas que não possuem condicionamento físico e o resultado indicou que a massagem possui o efeito parecido ao produzido por analgésicos.

Por fim, os autores da pesquisa ressaltaram a importância de validar cientificamente os tratamentos baseados na toque, que podem substituir o uso de medicamentos e proporcionar saúde e bem-estar ao paciente.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...