quarta-feira, 21 de março de 2012

O auxílio dos pais na hora do emagrecimento

A obesidade infantil é um problema que cresce a cada dia e tem preocupado diversos países em desenvolvimento. Isso porque a criança obesa tem uma tendência maior de permanecer assim na vida adulta.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que 30% das crianças estão acima do peso ideal para a idade e a altura delas. Por isso, é importante que os pais participem da alimentação da criança mostrando que é fundamental manter uma alimentação saudável.

Foto: Medicina UFMG
Segundo um estudo norte-americano publicado na revista “Obesity”, a melhor forma de ajudar os pequenos a emagrecer, é fazendo a mesma coisa.

A pesquisa investigou os hábitos alimentares de 80 famílias com crianças de 8 a 12 anos acima do peso e dividiu-as em dois grupos: um que envolvia os pais e as crianças e outro que envolvia somente os pais.

Entre as famílias analisadas três hábitos dos pais foram notados: as mudanças na alimentação da casa, os métodos usados para incentivar os filhos e o comportamento dos adultos durante a dieta. Após o término do estudo, os pesquisadores concluíram que, quando os pais emagrecem, aumenta a chance de que os filhos percam peso.

“Uma dica para ajudar os pequenos é mudar a forma da apresentação do alimento. O ideal é que os pais sentem-se a mesa junto com a criança e coma os alimentos sem fazer careta”, diz a nutricionista Maria Aparecida de Mello Gurgel, do Nutri&Fisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...