quinta-feira, 15 de março de 2012

Livre-se da prisão de ventre

Movimentar o intestino é extremamente importante para impulsão do bolo fecal, que facilita eliminação das fezes. A frequência desses movimentos depende do conteúdo dos intestinos ,ou seja, do que é ingerido pelo ser humano.

Quando a evacuação tem freqüência inferior a três vezes por semana já é sinônimo de preocupação. Entretanto, algumas pessoas possuem uma freqüência adequada mas apresentam dificuldades para evacuar. Por isso, o hábito intestinal de cada pessoa deve ser analisado como um todo e não apenas com relação a freqüência de evacuações.

Existem dois casos de constipação intestinal ou prisão de ventre, aguda (início recente) ou crônica (progressiva e que existe há muito tempo).

Foto: Diário Pb
A causa mais comum entre os pacientes que sofrem com a enfermidade é a baixa ingestão de fibras que são encontradas principalmente em frutas, verduras e grãos. Devido ao seu efeito de aumentar o volume das fezes e reter líquido das mesmas, fazendo com que fiquem mais pastosas e fáceis de eliminar esse nutriente, as fibras são fundamentais para nossa alimentação. Além disso, outro fator determinante é a baixa ingestão de líquidos, fundamentais ao bom funcionamento intestinal uma vez que hidratam as fezes.

O tratamento adequado depende de cada paciente, descartada a hipótese de doença grave, que necessita de tratamento específico ou cirúrgico, recomenda-se o tratamento clínico. Neste caso prioriza-se mudanças na dieta e no estilo de vida.

Algumas dicas para prevenir a constipação são: alimentação em horários regulares, mastigação dos alimentos, refeições variadas, restrição de bebidas alcoólicas, chocolate, café entre outros; obedecer sempre que possível a vontade de evacuar, praticar exercícios regulares e não utilizar laxantes por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...