quinta-feira, 8 de março de 2012

Descobrindo o diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica que ocorre devido à falta de insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue) e/ou a capacidade da insulina exercer seus efeitos no organismo. 

A doença se manifesta de duas formas, através do tipo 1, comum na infância e adolescência (quando ocorre à destruição das células produtoras de insulina) e do tipo 2, (resistência à insulina e deficiência na secreção de insulina).

Os sintomas mais freqüentes da doença: são urinar muitas vezes ao dia, perda de peso, aumento de sede, fome exagerada, cansaço, piora da visão, cicatrização difícil e infecções de pele, impotência sexual e pressão arterial elevada.

Foto: Para idosos
Os tratamentos são diferentes para cada tipo de diabete. Na do tipo 1 a insulina injetável, por enquanto, é a única saída. Recomenda-se fazer o uso de insulina uma ou mais vezes ao dia. Bombinhas de inalação, patches e até mesmo comprimidos ainda estão em estudo. Os especialistas afirmam que, para o que tratamento seja efetivo, é preciso fazer o uso da insulina em jejum.  Já o paciente com diabetes tipo 2, que normalmente produz insulina e pelo resto da vida vai produzir, o tratamento inicial é feito a base de dieta e exercícios. Se for necessário, o uso de medicamentos que estimulam a produção do hormônio pode ser uma saída.

O diabetes tipo 1 não é evitável e os médicos ainda não conseguem quem irá desenvolver este tipo da doença. Já para prevenir a do tipo 2, é importante manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas e praticar atividades físicas regulares.

Um comentário:

  1. A matéria esta com erro e isso não pode acontecer! Procure ler muito bem antes de publicar. O diabetes tipo 1 não é evitável e os médicos ainda não conseguem DIZER ou SABE quem irá desenvolver este tipo da doença.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...