terça-feira, 13 de março de 2012

A cura através do movimento

A cinesioterapia, tem origem oriental, e atualmente é utilizada em todas as áreas da fisioterapia devido ao fato de ser uma especialidade de fácil aplicabilidade, desde que haja o conhecimento avançado sobre biomecânica, fisiologia e anatomia.

Foto: Fisio Cordis
A técnica de reabilitação é definida como terapia do movimento onde o fisioterapeuta utiliza o movimento provocado pela própria atividade muscular do paciente com a finalidade terapêutica, auxiliando e assistindo o movimento para atingir um resultado específico do tratamento.
O objetivo da especialidade é proporcionar ao paciente uma melhora da qualidade de vida restaurando a força, resistência à fadiga, mobilidade e flexibilidade, e coordenação motora.

Além disso, tem função respiratória e visa à liberação de secreções acumuladas pelo paciente devido a uma patologia como, por exemplo, a pneumonia, através de técnicas que ajudam na mobilização do tórax (ventilação e drenagem de secreções). Essas técnicas possuem grande eficácia, em bebês e crianças que estão expostas a infecções respiratórias.

Entretanto, para que o objetivo seja concretizado é necessária a compreensão de que o movimento só se cura com o próprio movimento. Por atuar com o comprometimento funcional, a cinesioterapia abrange diversas patologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...