segunda-feira, 19 de março de 2012

Desvendando a amamentação

Bom dia!

Depois de longos nove meses de espera, o bebê chegou. E com ele, diversos questionamentos sobre a alimentação do pequeno. Entre eles está a amamentação.


Crédito: www.fotosantesedepois.com.br
Apesar de ser um processo fisiológico natural, ele precisa ser aprendido.

Por isso, entrevistamos a nutricionista Maria Aparecida de Mello Gurgel, do Nutri&Fisio, que esclareceu algumas dúvidas das mamães.

Qual a importância do aleitamento materno na alimentação?
É fundamental, pois o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa até os seis meses de idade. Além disso, ele é importante para a formação neurológica, maturidade intestinal, imunidade (prevenção de doenças) e prevenção da obesidade.

A alimentação da mãe pode influenciar na amamentação?
Sim. É importante ter uma alimentação saudável e variada para a formação do bebê. Entretanto, a mãe não tem que comer por dois e sim para dois.

Até quando a criança deve ser amamentada?
Foto: Mamãe & Cia
A amamentação é recomendada no primeiro ano de vida e pode ser estendida até dois anos ou mais. O desmame precisa ser bem trabalhado na cabeça da mãe.

Mamar por tempo excessivo pode prejudicar o desenvolvimento da criança?
Não é prejudicial. Entretanto, só o leite materno após os seis meses de idade não oferece os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Por isso a dieta deve conter alimentos complementares.

Após o desmame, algumas mães introduzem na dieta do bebê mães substituem o leite por papinhas industrializadas. Elas são indicas ou podem ser prejudiciais?
Apesar de haver um equilíbrio de nutrientes, além do controle de qualidade, as papinhas podem ser usadas em situações excepcionais (viagens e/ou festas). A alimentação caseira, com alimentos que são encontrados facilmente na região, favorece a criação de hábitos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...