quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A saúde brasileira

A revista britânica The Lancet, publicou uma série de artigos que tratam sobre a saúde brasileira. O conteúdo foi extraído de documentos sobre a saúde e a assistência médica no nosso país.

Foto : Ciência Uol
A série"A saúde dos brasileiros" contou com a contribuição de 29 especialistas brasileiros em saúde pública que avaliaram a história da assistência médica no país desde a implantação do SUS (Sistema único de Saúde) em 1988.

E o resultado do estudo foi satisfatório. Um ponto positivo que merece ser destacado foi a redução da taxa de mortalidade causada por doenças como: chagas, esquistossomose, diarréia infantil, cólera e AIDS. Ainda assim, a pesquisa apontou que este número ainda precisa ser reduzido em alguns municípios de pequeno porte.

Ainda de acordo com o estudo, as campanhas de vacinação foram consideradas bem sucedidas. Já o alto número de abortos ilegais, a hipermedicalização dos partos e a obesidade, foram pontos negativos destacados no estudo.
A conclusão aponta a necessidade do governo investir na infra-estrutura e no aumento do controle de propagandas que contém produtos prejudiciais à saúde. No entanto, a sugestão dos especialistas é que sejam desenvolvidos projetos para profissionais da área de saúde, universidades, instituições de pesquisa, setor privado e sociedade civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...