segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Saúde do homem

Programa nacional de detecção do câncer colorretal demonstra maior incidência da doença entre o sexo masculino

O risco de câncer colorretal era considerado praticamente o mesmo para homens e mulheres até há pouco tempo. Uma investigação realizada na Polônia para detecção da prevalência da doença, baseado no exame de colonoscopia, mostrou que o risco de desenvolver o câncer colorretal é maior entre os homens, quase o dobro em comparação às mulheres (a proporção do risco é de 1,98 para 1 entre homens e mulheres). O estudo empreendido como parte do programa nacional de detecção de câncer colorretal de envolveu a participação de 50 mil pessoas de 40 a 66 anos, 64% delas, mulheres e 36%, homens.

A colonoscopia é uma ferramenta avaliada como padrão-ouro para a detecção do câncer de colorretal. O exame deve ser realizado a cada dez anos, a partir da idade de 50 anos quando o indivíduo não apresenta risco. Pessoas com história familiar da doença ou com mais risco para desenvolvê-la devem ser submetidas a colonoscopia a partir dos 40 anos. Ao analisar os dados produzidos pelo programa de screening polonês, os pesquisadores observaram que o gênero masculino está exposto ao dobro do risco para neoplasias colorretais avançadas quando comparado ao gênero feminino.

O programa detectou o câncer colorretal em 5,9% das pessoas de 50 a 66 anos e em 3,4% dos participantes entre 40 e 49 anos. Ao final do estudo, o pesquisador Jaroslaw Regula e equipe estabeleceram os seguintes fatores predisponentes ao desenvolvimento de neoplasia colorretal: idade superior a 49 anos, história familiar do tipo de câncer e sexo masculino.


Fonte: Regula J, Rupinski M, Kraszewska E, Polkowski M, Pachlewski J, Orlowska J, Nowacki MP, Butruk E. Colonoscopy in colorectal-cancer screening for detection of advanced neoplasia. N Engl J Med. 2006 Nov 2;355(18):1863-72.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...